O Tratamento

Olá!

Da descoberta da hiperplasia hipofisária à concepção do meu bebê, um curto período de tempo se passou, porém, preocupante e estressante.

Depois que o problema na minha hipófise foi confirmado pela ressonância magnética e diagnosticado pela minha ginecologista, achei que não teria filhos. Procurei imediatamente um endócrino e consegui uma consulta para o dia seguinte ao diagnóstico. As horas entre uma consulta e outra, foram as que mais me deram medo!

O endocrinologista repetiu alguns exames e solicitou outros para ter certeza de que a hiperplasia hipofisária não era decorrente de hipotireoidismo (e não era). Logo, iniciei o tratamento medicamentoso, que teria duração de 2 meses a 2 anos. O tempo todo o Edu, meu marido, me apoiou.

O remédio (Dostinex) era considerado pelo Ministério da Saúde, de alto custo, por isso poderia obtê-lo pelo SUS, mas a princípio comprei por conta própria. Para solicitar o medicamento eu deveria estar cadastrada no SUS e levar uma lista de documentos à unidade de saúde onde iria fazer o pedido. Iniciei o processo, mas não precisei finalizá-lo.

Não recordo a data exata que comecei a tomar o medicamento, mas foi em fevereiro de 2014, uma vez por semana. Não tive nenhuma reação a ele.

Embora estivesse tomando o Dostinex, meus médicos garantiram que eu não precisava me preocupar com métodos contraceptivos, pois se eu engravidasse durante o tratamento não haveria problema, precisaria apenas suspender o uso do medicamento imediatamente.

Mesmo tratando a hiperplasia, minha ginecologista solicitou uma histerossalpingografia para avaliar a minha anatomia uterina. Tentei agendar esse exame algumas vezes e não consegui, porque havia uma data específica para a realização dele e, toda vez que eu tentava, não tinha mais vaga. O exame seria feito na Santa Casa de Santos, mas o hospital realizava apenas um procedimento por dia, o que limitava as pacientes. No fim, eu engravidei e não precisei fazer mais nada.

Minha sorte foi ter ao meu lado médicos competentes e comprometidos com a minha saúde. Diagnóstico e tratamento foram excepcionais graças a eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *